log - smart software development. great user experience

IMPRESA

Objetivos

A Impresa pretendia o desenvolvimento, produção e manutenção do novo website para o projeto Movimento Milénio. Havia no entanto duas especificidades que fizeram com que contactassem a equipa de especialistas log: a primeira versão do website teria de ir para o ar no espaço de oito dias e teria de ter uma infraestrutura escalável e redundante capaz de fazer face a picos de tráfego sem qualquer problema.

O site do Movimento Milénio deveria servir para apresentação e dinamização do projeto, uma parceria entre a Impresa e o MilleniumBCP, bem como disponibilizar um conjunto de dinâmicas de interatividade com os utilizadores.

Solução

Gostamos deste tipo de desafios e foi com grande entusiasmo (e muito esforço e dedicação) que aceitamos o projeto.

Por forma a tornar possível o projeto em tão curto espaço de tempo e com tão elevados requisito, foram identificadas quatro áreas de intervenção:

  • Implementação de plataforma de gestão de conteúdos WordPress
  • Codificação HTML + CSS e criação de um tema
  • Desenvolvimento das funcionalidades pretendidas como extensões WordPress
  • Desenho e implementação de infra-estrutura escalável e redundante

A infra-estrutura é composta por dois balanceadores, duas máquinas virtuais (VM) com Varnish para cache, duas VM com Apache, armazenamento partilhado em NFS, e uma VM com o sistema de gestão de base de dados MySQL. Em qualquer momento de pico poderão ser adicionadas mais VM que permitirão escalar a infra-estrutura.

A componente base do sistema de gestão de conteúdos foi assegurada pelo WordPress, que permite a integração de temas e extensões para expandir a aplicação com funcionalidades específicas.

O projeto foi desenvolvido (dia e noite) por uma equipa multidisciplinar altamente qualificada, com vasta experiência no desenvolvimento de aplicações web, que assegurou a análise, arquitetura, desenvolvimento e implementação do website proposto.

Para a gestão de projeto usámos a metodologia Scrum.

Resultados

  • Primeira versão do site foi para o ar oito dias após o início do projeto, de acordo com o objetivo traçado!
  • Infra-estrutura escalável e robusta capaz de suportar grande volume de tráfego.
  • E claro, a satisfação do cliente e o reconhecimento pelo esforço e trabalho realizado.